quinta-feira, 26 de abril de 2018

Primeiro mandamento do catequista: Amar a Igreja! (Parte III)

Participar da Igreja

Resultado de imagem para participar igreja catolica

Vimos nos artigos anteriores - (aqui) e (aqui) - a importância de conhecer a Igreja para poder amá-la. Não esqueçamos que , nestes primeiros passos, é preciso estar com a Igreja. Não basta conhecê-la e amá-la, é preciso estar com ela. E esta presença se faz com a participação.
É como um casal recém apaixonado que se conheceram e se apaixonaram, e logo não querem mais se separar. Andar com a Igreja, estar dentro, rezar junto, ir aos encontros, às Missas, às festas da comunidade, às novenas, ir a todos os compromissos que se permite participar. Isto é caminhar com a Igreja, participar ativamente.

Portanto cuidado! Visto que muita gente deixa suas casas em um tremendo "furdunço" para ir a Igreja e ficar todo o tempo por lá. A família carece de atenção, e estando esta bem, tudo andará bem.
É preciso cuidar de casa, dedicar seu tempo a ela, deixá-la em ordem para assim poder usufruir de todas as graças que são derramadas por Deus na Igreja.
Há muitíssimos exemplos de gente que larga a casa desarrumada para "fugir" para a Igreja, como uma válvula de escape. Este comportamento irresponsável gera maus frutos, como por exemplo filhos confusos na fé ou envolvidos em más amizades, maridos se alcoolizando ou carecendo de companhia. Não adianta recorrer à Igreja e procurar milagres se não se faz presente em casa. Convide a família, e se ela não quiser, reze em casa o terço, uma novena, ou uma oração mais breve com todos presentes. Pouco a pouco eles vão percebendo o bem que faz a oração em família, e logo estarão indo à Igreja. Ser Igreja em casa também é uma realidade reconhecida como Igreja Doméstica.

Façamos este propósito de caminhar com a Igreja e participar ativamente nela; porém com cautela e cuidado para não esquecer de dar a merecida atenção com a casa ,e claro, com a família.

Links anteriores:

Parte I
Parte II

Nenhum comentário:

Postar um comentário