quarta-feira, 25 de abril de 2018

Primeiro mandamento do catequista: Amar a Igreja! (Parte II)

Conhecer a Igreja!

Resultado de imagem para A história da Igreja catolica


Vimos no artigo anterior (aqui) que é preciso conhecer a Igreja para poder amá-la. E está aqui a razão de inúmeros fiéis abandonarem a sã doutrina e se aventurem em seitas perniciosas justamente por não procurá-la e conhecê-la.
É preciso apresentar a Igreja e toda a sua história e trajetória ao longo dos séculos, as suas lutas contra as heresias, as histórias dos santos mártires, os concílios realizados, os dogmas de fé, os ensinos dos Papas. São inúmeras chances que o catequista possui para apresentar esta linha histórica aos seus catequizandos, e porque não, um método de conversão. Há muitas pessoas que se convertem ao catolicismo ao se depararem com a história da Igreja e a patrística, inclusive os protestantes. Por que isso? Porque muitos não entendem a missão da Igreja desde o início e cai num estapafúrdio sem fim, ao procurar conhecê-la entendem o verdadeiro sentido de sua missão. Esta ilusão causa a cegueira e o deslumbre de uma caricatura inexistente da Igreja, levando ao "crente' mais descrer na fé cristã do que crer - vimos por exemplo doutrinas que se dizem cristã pregarem absurdos nada compatíveis com o evangelho.

Apresentar a história da Igreja é fazer-se conhecê-la. Quando conhecemos alguém, no primeiro momento, não nos interessamos de seu passado, mas daí, quando começa-se a crescer uma amizade, inicia-se as perguntas: - O que fazias? da onde vens? Com Igreja é a mesma coisa, e é por isto que muitos se apaixonam com esta forma de olhar e de conhecer.
Quando me converti ao catolicismo foi esta a chave que abriu a porta de encontro com a Igreja. Muito estudioso e pesquisador que era, fui comprar livros e procurar tudo sobre esta tal "Igreja Católica Romana", e não deu outra, me apaixonei perdidamente por ela.
Resultado de imagem para porque sou católico
Agradeço ao professor Felipe Aquino, pois os seus livros muito me ajudaram. O primeiro livro católico que adquiri (guardo em minhas lembranças com se fosse hoje) foi o "Por que sou Católico".
Convido a adentrar neste caminho e se apaixonar pela Mãe Igreja. Sua vida irá mudar.

Deus o abençoe!


Primeiro mandamento do catequista: Amar a Igreja! (Parte I)


Nenhum comentário:

Postar um comentário