Escutai-o! - 2º Domingo da Quaresma
Os evangelhos da tentação no deserto e da transfiguração marcam, a cada ano, os dois primeiros domingos da Quaresma. São os dois lados da nossa vida espiritual: a ascética e a mística. O evangelista São Lucas nos apresenta, mais uma vez, Nosso Senhor como mestre da oração. Mas, por que, embora fosse Deus, Jesus precisava orar mesmo assim?
Santo Tomás de Aquino, em sua Suma Teológica (III, q. 21), recorda, entre outras coisas, que Jesus não tinha somente uma vontade divina, mas também uma vontade humana. E é a existência de uma vontade humana que tornou possível que Jesus orasse.
Mas, eis que aqui se apresenta uma segunda dificuldade. Jesus nunca pecou, por isso, ele jamais colocou um ato de vontade humana que não estivesse em perfeita sintonia com a vontade divina. Como então explicar a “luta” de Jesus no Horto da Oliveiras, para se adequar à vontade de Deus? Santo Tomás explica então a participação de nossos apetites sensíveis na oração.
Na nossa linguagem comum, nós usamos a palavra “vontade” para designar duas realidades de natureza bem diferente:
a) a vontade propriamente dita, que é orientada pela nossa razão (seja iluminada de luz natural, seja iluminada pela graça);
b) o desejo do apetite sensível, ou seja, a afetividade (que não deveria ser chamado propriamente de “vontade”, mas de “veleidade”, “capricho”).
Ora, são exatamente estas veleidades que precisam ser “domadas” em nossa vida de oração. É aqui que se dá a luta: tendências irracionais, dentro de nós, que não estão em sintonia com a Vontade de Deus. Por isto, escutar a Palavra de Deus e sua divina Vontade é fundamental em nossa vida espiritual. A oração não é um ato irracional, muito pelo contrário. É a elevação de nossa alma a Deus para lhe apresentar nossa vontade, já convenientemente transformada pela luz daquilo que é bom e verdadeiro.
Entremos então, nesta Quaresma, no paciente processo de “domesticar” nosso apetites irracionais, conduzindo-os ao coração eucarístico de Cristo, onde a vontade humana está em perfeita sintonia com a vontade divina.
Fonte: http://padrepauloricardo.org/episodios/escutai-o-2-domingo-da-quaresma?utm_source=Lista+-+padrepauloricardo.org&utm_campaign=5dc796d6e8-Newsletter_23fev2013&utm_medium=email
Nenhum comentário:
Postar um comentário